quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HISTÓRIA DO BASQUETE
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderia se tornar muito violento devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira. Logo, escreveu as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje. Já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.


HISTÓRIA DA GINÁSTICA
Embora seja incerto, acredita-se que a palavra ginástica tenha vindo do grego “Gymnastiké” (arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade). Para o homem pré-histórico, a atividade física tinha um papel importante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e se defender.
O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas, tais como o equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência. Os egípcios já usavam materiais de apoio, tais como tronco de árvores, pesos e lanças.
Foram os antigos gregos os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treino militar.
No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar. Foi só após o Renascimento que os exercícios físicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior.
No século XVIII, a ginástica era vista com um carisma artístico. A organização da ginástica nos moldes atuais e a criação das regras e aparelhos de ginástica começou em 1811 na Alemanha, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn. Este abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim. Assim, rapidamente a idéia passou para outras cidades alemãs.
O número de praticantes deste esporte aumentou, ajudando a difusão da ginástica por outros países. Em 1881, a criação da Federação Internacional de Ginástica abriu caminho para a realização das primeiras provas internacionais da modalidade.
A ginástica artística se tornou um esporte olímpico nos Jogos de Atenas (1896), mas só para homens. A participação das mulheres foi liberada nos jogos de Amesterdan, em 1928.
Nos Jogos Olímpicos, a Ginástica foi oficialmente representada nas modalidades de Ginástica Artística Masculina desde 1908, em Londres; e a Ginástica Artística Feminina, desde 1928, em Amesterdan. Mesmo sem caráter competitivo, a Ginástica tem sempre aparecido nas cerimônias de abertura de jogos, caracterizando-se como um dos pontos altos destes eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário